• GDA NEGÓCIOS

Como realmente fazer meus planos acontecerem em 2021?

Neste artigo, você vai entender como se planejar para colocar as resoluções de ano novo em prática e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.


Gosto muito do início de um novo ano, traz aquela sensação e frescor de recomeço. Muita gente aproveita para traçar uma linha no chão e tomar aquele impulso de “agora vou começar”: este ano eu mudo de carreira, serei promovido, vou emagrecer, vou abrir meu negócio, troco de carro, compro minha casa, encontro a pessoa da minha vida! O que você colocou para você?

É comum definirmos nossas “resoluções de ano novo” e fazermos o brinde da virada convictos de que tudo vai acontecer.

Fato é que a maioria das resoluções começam a perder força já no final de janeiro e é muito provável que virem resoluções para o próximo ano novo. Já aconteceu com você? Às vezes, com o passar das semanas, não conseguimos nem mais lembrar do que definimos como resolução para este ano.

Temos tanta coisa boa para fazer, construir e contribuir nesta vida e eu quero verdadeiramente que você alcance o que é mais importante para você! Confira algumas dicas.

Não faça resoluções de ano novo!

Segundo a Robbins Research International Inc., 80% das resoluções falham já em fevereiro. Isto acontece porque a maioria das pessoas definem apenas desejos e novas experiências que querem experimentar e não firmam um compromisso real com o que querem alcançar.

Então qual o objetivo de colocar estas resolução se não vamos alcançá-las?

Apenas dizer o que queremos não irá fazer com que nosso objetivo se realize. Muito pelo contrário, é até uma armadilha.

Estudos da neurociência mostram que o nosso cérebro tem um funcionamento muito curioso. A grosso modo, ele não consegue diferenciar o que é real, concreto, do que está no campo das ideias. Para seu cérebro, tudo está realmente acontecendo e precisamos ter um grande cuidado com este fato.

Ao falarmos aos sete ventos o que vamos fazer e queremos alcançar, o nosso cérebro tem a sensação de já termos alcançado e sente prazer com isso. Na prática, cada vez que você fala o que vai fazer, ele libera, na forma de hormônios no seu organismo, pequenas doses de prazer da realização de um objetivo e já nos sentimos satisfeitos sem ao menos ter agido em direção à ele! Literalmente nos sabotamos e não entramos em ação.

Então eu não devo falar repetidamente o que quero fazer ou alcançar? Eu prefiro muito mais a abordagem da ação do que a da ‘falação’!

Por que é tão difícil manter a consistência nos nossos objetivos?

As pessoas não desistem das suas metas, mas sim do caminho para alcançá-las.

Estar comprometido com seu objetivo é saber porque (ou para que) você quer construir aquilo para sua vida. Se é realmente importante para você, implicará em mudanças de comportamentos e atitudes e a maioria das pessoas não está disposta a algumas mudanças. Querem apenas sentir uma nova experiência mas relutam em se comprometer com o caminho.

A maioria das pessoas não alcançam o que querem e as resoluções do ano passado, serão as resoluções do ano que vem.

A diferença entre resoluções de ano novo e ter objetivos claros!

Para realizar mudanças efetivas na sua vida, é preciso definir exatamente o que quer alcançar, com passos estruturados e calculados em direção ao seu objetivo. E não é tão complicado assim. Na verdade é muito simples.

É importante você saber que colocar muitos objetivos de uma vez também pode atrapalhar a sua caminhada. A sua energia é dividida e você dá pequenos passos em diversas direções e acaba por não concluir nada. Apenas caminha um pouquinho em muitas direções diferentes.

Eu gosto muito de uma figura do livro Essencialismo, do autor Greg McLeown, que mostra exatamente este ponto da nossa conversa:

Tudo o que você foca, expande. Quando você está realmente comprometido com seu objetivo, sua energia (seus recursos) é apontada em uma direção só e a chance de alcançá-lo é gigantesca!

Mas então, como traçar objetivos que funcionam?

  1. Seja Específico

Quanto mais específico você for em relação ao seu objetivo, maior a chance de concretizá-lo. Explico. “Ser mais feliz” ou “crescer na carreira” são ótimos desejos, mas precisam ser mais específicos. Quando ficam muito genéricos e amplos, é muito difícil traçar um caminho claro para alcançá-los e é muito provável que demore a agir ou que caminhe para direções que não vão levar ao resultado que você quer.

Por exemplo, “vou estudar mais”. É preciso definir com clareza o que você quer alcançar e como vai saber que alcançou. Uma ótima pergunta é: “O que especificamente precisa acontecer na sua vida para sentir que está mais feliz do que estava antes?”.

Papel e caneta na mão, vamos definir seu objetivo de forma bem específica.

“Quero mais realização na carreira”: o que um trabalho precisa ter para você sentir realização? O que você precisa estar fazendo que vai trazer a sensação de realização? Quais talentos seus você adoraria usar no seu dia-a-dia, mas que não tem utilizado hoje.

“Quero ser mais saudável”: o que você precisa fazer especificamente para ser mais saudável? Com que alimentação você está disposto a se comprometer e o que está disposto a cortar da sua dieta? Qual rotina específica de exercícios você vai se comprometer?

“Quero ser uma melhor mãe/melhor marido”: o que uma melhor mãe faz? Quais atitudes você precisa ter para poder se considerar um melhor marido?

Ter clareza destes pontos é fundamental para você. Aqui estão alguns exemplos. As respostas destas perguntas, adequadas ao que você quer para sua vida, será o seu objetivo específico.

  • Quero ser promovida a Supervisora Financeira

  • Quero dobrar as minhas vendas, alcançando o valor R$

  • Quero jantar 4 dias da semana com meus filhos

  • Quero comprar uma casa no valor R$ xx na região _____

  • Vou estudar 4 horas por dias para passar no concurso tal

Em alguns casos, podemos não saber o que queremos ainda. Ter clareza pode ser seu objetivo:

  • Quero ter clareza de que caminho profissional vou seguir


  1. Tenha claro o seu porquê

As razões pelas quais o seu objetivo é importante para você são combustível para sua jornada. Todo carro quando está em uma grande viagem, precisa parar para reabastecer em algum momento. Conosco não é diferente. Lembrar e relembrar o seu porquê é combustível para não depender apenas de força de vontade. Já deve ter acontecido com você. Um dia está cheio de força de vontade para ganhar o mundo. No dia seguinte, zero vontade de sair da cama. A força de vontade é finita.

Com o seu porquê definido e escrito, você se energiza e se renova para continuar caminhando quando todo mundo mais pararia. Mesmo nos dias “chuvosos” e frente aos obstáculos que surgirão na sua jornada. E não se engane: obstáculos acontecem em todas as jornadas, de todas as pessoas, não apenas na sua. É esperado que teremos obstáculos, situações que não conseguimos prever antes, e precisamos de combustível para superá-los.

Escreva à mão uma lista de porquês e para quês você quer este objetivo para sua vida. Que benefícios e prazeres vão trazer para você? Que impacto terá na sua vida? Na vida das pessoas ao seu redor? O que de incrível vai trazer para você?? Quanto mais coisas conseguir escrever, melhor. Se não conseguir pensar em nada, troque de objetivo e coloque seu tempo e sua energia preciosa em algo que realmente valha a pena para sua vida. Algo que você terá orgulho de contar lá na frente!

  1. Documente o que você quer alcançar

Você precisa de um sistema para lembrar diariamente do seu objetivo. De nada adianta definir uma meta e depois de dois meses nem lembrar que tinha uma meta. Ou pior, no Ano Novo seguinte. Estar comprometido com seu objetivo é dar passos diários, mesmo que minúsculos, na direção dele. E para isso você precisa lembrar do seu objetivo.

Pode ser um post-it ou uma folha de papel na sua cabeceira, um alarme que toca diariamente no seu celular para te lembrar do que quer alcançar, uma mural, uma foto ou fundo de tela do seu celular. Você escolhe o que é melhor para você. Mas tenha documentado seu objetivo específico e o seu porquê. Se é a coisa mais importante para sua vida, você precisa lembrar de olhar para ela! Diariamente.

  1. Meça seu progresso com passos calculados

Tony Robbins, um dos maiores nomes da área de desenvolvimento humano, tem uma frase que eu adoro: “O que desespera as pessoas não é não ter alcançado seu objetivo, mas não estar andando em direção ao seu objetivo”.

Escreva agora os 5 principais passos específicos e calculados que você precisa dar para alcançar seu objetivo. Isso pode levar algum tempo. Invista, afinal é algo importante para você. Releia a lista de porquês. Podem ser macro passos neste momento, e ao longo da sua caminhada você pode ajustá-los e definir passos intermediários.

É importante medir seu progresso. Você pode enxergar o quanto está caminhando e pode medir se está evoluindo na direção certa. Para cada um destes passos, coloque a data limite para concluí-los. Uma meta sem data para acontecer, vira apenas um sonho na gaveta. Os prazos nos estimulam a caminhar e são um combustível extra.

  1. Não espere o ano novo

O melhor momento para começar é agora mesmo. Você não precisa esperar o Ano Novo para definir o que você quer, muito menos para recalcular alguns dos seus passos. A vida é uma oportunidade única para construirmos aquilo que queremos e contribuirmos com as pessoas à nossa volta! Comece com um passo hoje mesmo para seu objetivo. Um pequeno passo. Se você não tiver ação, você não estará realmente comprometido.

  1. Respeite você, sem se sabotar – talvez o mais importante

Mudança verdadeira e objetivos que valem a pena serem alcançados, trazem crescimento e evolução. Muito além dos passos que precisa concluir, trazem crescimento interno. É preciso saber se respeitar e entender que muitas ações vão fazer você lidar com coisas novas, que provavelmente nunca teve que lidar na sua vida e trará muito aprendizado.

Respeite que está tudo bem você não saber tudo, que está tudo bem que outras pessoas podem já ter alcançado. Elas já trilharam este caminho específico que você quer anteriormente e no lugar de se comparar ou se julgar inferior, você pode aprender com estas pessoas.

Em alguns casos, o crescimento interno que você precisa para alcançar o que quer pode trazer desconforto e a sensação de insegurança. Às vezes, você pode estar se cobrando alcançar rápido demais e não está respeitando seu processo de crescimento.

A natureza não dá saltos, nem nós. Não caia na armadilha da autossabotagem e da autocobrança exagerada, só irá atrasar seu caminho e fazer com que desperdice energia preciosa no processo. Respeite que você está crescendo e evoluindo.

A beleza da caminhada

Definir e se comprometer com o que você quer para sua vida é maravilhoso e excitante. Nos abastece de energia nova e faz tudo valer a pena. Chega de esperar o momento ideal e chega de dizer que “um dia vai acontecer”. Não existe hora melhor do que agora.

Ouvi de uma sábia mestra com quem tenho o privilégio de aprender todos os dias: no campo da idealização, na nossa cabeça, as ideias são fluidas, os processos são fluidos, sem obstáculos.

No campo da realização, quando colocamos a mão na massa para produzir o que idealizamos, passamos pela matéria, que é densa, tem obstáculos e tem expectativas das pessoas à nossa volta.

É muito menos fluido do que no campo das ideias, encontramos resistências e nem por isso nos faz piores ou melhores. Não se cobre, faz parte do processo, respeite o seu tempo e o tempo das coisas acontecerem. Mas isto não significa perder tempo. Mãos à obra!


Fonte: Contábeis

Temos as soluções que sua empresa precisa e oferecemos profissionalismo e eficiência. Faça contato, será um prazer atendê-lo!

GDA Negócios

Assessoria contábil, fiscal, jurídica e administrativa.Transparência e ética para atender de forma eficiente cada cliente. ☎(31)3177-1351 (31)3176-0072

#contabilidade#responsabilidade#família#desenvolvimento#empreendedorismo#i

0 visualização0 comentário
CONTATO

Rua Pedra Grande 1655, B. Sto. Antônio

Sete Lagoas / MG - 35701-236

​​

Telefones:  (31) 3177-1351

                   (31) 3176 0072

Whatsapp: (31) 9 8835-7942

 

contato@gdanegocios.com.br

Tags: contabilidade, escritório contabilidade sete lagoas, escritório de contabilidade em sete lagoas, contabilidade sete lagoas, escritório sete lagoas, registrar empresa sete lagoas, abrir empresa sete lagoas, fazer declaração ir sete lagoas, regularizar empresa sete lagoas, contador sete lagoas, contrato sete lagoas, itr sete lagoas, escrita sete lagoas.