• GDA NEGÓCIOS

Entenda quais são os custos que influenciam na produtividade da sua empresa

Não sabe quais são seus custos? Ainda não entendeu bem como isso pode aumentar a produtividade da sua empresa? Fique tranquilo, preparamos esse conteúdo rápido para te ajudar nisso


Um empresa pouco produtiva traz pouco resultado, certo? Então para que seu negócio tenha mais e melhores resultados é necessário trabalhar tudo o que afeta essa produção, te ajudaremos neste texto a entender os custos que tanto impactam no indicador de produtividade

Afinal, o que são custos?

Os custos são os gastos relativos a bens ou serviços diretamente ligados à atividade fim da empresa, ou seja, tudo que é necessário para que o produto ou serviço seja preparado. Aqui estão inseridos os gastos com matéria prima, salário de colaboradores, serviços de logística, frota de veículos, manutenção de máquinas e etc.

Atenção! Neste caso não estão inclusos os gastos relativos à escritórios e equipes administrativas, de limpeza ou terceirizadas. Esses são considerados despesas, já que não fazem parte diretamente do processo produtivo.

Custos fixos X variáveis

Os custos que envolvem a produção de bens ou serviços podem ainda ser divididos entre fixos e variáveis, observe: Fixos são os custos que são recorrentes todos os meses, independente do quanto é produzido pela empresa. São eles água, luz, aluguel, salário de funcionários, internet, custo de fábrica como água e etc. Todos eles permanecem todos os meses com nenhuma ou uma mínima alteração.

Variáveis são os custos que mudam de acordo com a produção, ou seja, aumentam se a produção aumentar e diminuem se a produção diminuir. Neste caso entram os custos da matéria prima, que variam ainda de acordo com o preço de mercado, e tudo o que envolve a produção.

Relação entre custos e produtividade

Assim como no texto anterior, quando falamos de faturamento, usaremos a fórmula:

Produtividade = Faturamento – Custos Variáveis / Pessoas Ocupadas

Assim é mais claro ver a relação dos custos com a produtividade, por isso a chave para aumentá-la é gerenciar de forma eficiente os custos variáveis, para que eles não aumentem de forma desproporcional ao faturamento. 

Já que os custos fixos não variam de acordo com a produção, podemos gerenciar os custos variáveis para que sejam diminuídos e assim aumentamos a diferença entre faturamento e custos, como consequência temos o aumento da produtividade do negócio.

Vamos utilizar o exemplo de um hambúrguer que tem os custos fixos por unidade em torno de R$3,50 para diminuir o total de custos podemos gerenciar o setor de compras, para que os custos variáveis de matéria prima sejam diminuídos através de fornecedores mais baratos e etc.

Agora que você sabe quais são seus custos e como gerenciá-los, o caminho para o aumento da sua produtividade ficou mais fácil. 

Quer aprender mais sobre ferramentas que podem alavancar seu empreendimento? 

O projeto Brasil Mais chega para auxiliar as empresas a alcançar melhores resultados através do Programa ALI, com agentes locais de inovação que vão te ajudar a alavancar  a produtividade da sua empresa. Inscreva-se e descubra se o perfil da sua empresa está apto para este programa.

O Sebrae vai até você para te ajudar, de forma totalmente gratuita!

São até 10 encontros em um período de três meses para você turbinar a sua empresa e conquistar o seu espaço no mercado!


Fonte: Sebrae

Temos as soluções que sua empresa precisa e oferecemos profissionalismo e eficiência. Faça contato, será um prazer atendê-lo!

GDA Negócios

Assessoria contábil, fiscal, jurídica e administrativa.Transparência e ética para atender de forma eficiente cada cliente. ☎(31)3771-0367(31)3176-0072

#contabilidade#responsabilidade#família#desenvolvimento#empreendedorismo#inteligencia#setelagoas

0 visualização
CONTATO

Rua Pedra Grande 1655, B. Sto. Antônio

Sete Lagoas / MG - 35701-236

​​

Telefones:  (31) 3775 2616

                   (31) 3176 0072

Whatsapp: (31) 9 8835-7942

 

contato@gdanegocios.com.br

Tags: contabilidade, escritório contabilidade sete lagoas, escritório de contabilidade em sete lagoas, contabilidade sete lagoas, escritório sete lagoas, registrar empresa sete lagoas, abrir empresa sete lagoas, fazer declaração ir sete lagoas, regularizar empresa sete lagoas, contador sete lagoas, contrato sete lagoas, itr sete lagoas, escrita sete lagoas.