• GDA NEGÓCIOS

Entenda a importância do capital de giro

Venha descobrir neste post sobre todos os benefícios e vantagens do capital de giro!


Uma coisa podemos afirmar: administrar um negócio é um desafio! Independente do porte ou do segmento de uma empresa, com o aumento da competitividade entre organizações, hoje em dia, é preciso muito mais do que apenas colocar seus produtos à venda.

Seja em um pequeno escritório de contabilidade ou em uma grande indústria de placa de circuito impresso, se adequar ao fator externo e extrair o máximo de produtividade dos recursos internos é fundamental

E quando se trata do setor de finanças, uma análise que requer a atenção dobrada dos empreendedores é em relação ao capital de giro.


De maneira básica, o capital de giro se trata de um capital reservado para que a empresa possa continuar realizando as suas atividades profissionais.

Em uma empresa de alpinismo industrial, por exemplo, o capital de giro pode ser utilizado para comprar matérias-primas, equipamentos de proteção, e até mesmo realizar o pagamento de fornecedores.


Ou seja, é todo dinheiro necessário para financiar as suas operações, com o intuito de que a empresa continue atuando no mercado de maneira sustentável.

Mas, afinal, por que ter um capital de giro é necessário? Para descobrir a importância desse recursos financeiro, criamos este artigo com os principais motivos. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?


Mantém a empresa nos primeiros meses

Um desafio ainda maior para a maioria dos empreendedores é manter uma empresa em pleno funcionamento nos primeiros meses.

Afinal, neste período, o negócio ainda não é conhecido, não tem uma carteira de clientes e suas estratégias ainda engatinham, por isso, não há muitas entradas no caixa. Ao contrário, as saídas de caixa são extremamente altas.

Ou seja, para os primeiros meses, o capital de giro é mais que crucial. Normalmente, ele é o responsável por manter a empresa em funcionamento e realizando as manutenções necessárias, até que o próprio negócio consiga obter receita por meio dos seus clientes.


Possibilita vendas a prazo

Outra das maiores vantagens do capital de giro é que, por meio dele, a empresa pode vender a prazo no crédito e proporcionar mais opções para satisfazer e fidelizar seus clientes, sem precisar se preocupar com o vácuo no fluxo de caixa.

Com o capital de giro, a organização pode suprir todas as lacunas no caixa, quando necessário, além de também possibilitar que ela continue vendendo a prazo. Dessa forma, é possível ter vantagens competitivas e garantir a boa experiência dos seus clientes!


Garante o controle financeiro do negócio

Sabemos que as dívidas e a falta de um controle financeiro pode fazer com que um negócio fique no escuro, a um passo do fracasso. Por mais que pesado que isso pareça ser, é a realidade de milhares de empresas.

Imagine uma empresa de redes de proteção: sem um controle financeiro, a companhia não terá uma visão tão clara do seu próprio negócio, muito menos fará planejamentos que condiz com a sua situação. Por isso, o capital de giro é essencial para suprir todas as necessidades operacionais e manter a saúde financeira.


Agora que você já entendeu a importância do capital de giro, o que está esperando para aplicá-lo em seu próprio negócio e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!


1 visualização
CONTATO

Rua Pedra Grande 1655, B. Sto. Antônio

Sete Lagoas / MG - 35701-236

​​

Telefones:  (31) 3775 2616

                   (31) 3176 0072

Whatsapp: (31) 9 8835-7942

 

contato@gdanegocios.com.br

Tags: contabilidade, escritório contabilidade sete lagoas, escritório de contabilidade em sete lagoas, contabilidade sete lagoas, escritório sete lagoas, registrar empresa sete lagoas, abrir empresa sete lagoas, fazer declaração ir sete lagoas, regularizar empresa sete lagoas, contador sete lagoas, contrato sete lagoas, itr sete lagoas, escrita sete lagoas.